Você ainda usa a mesma senha para vários sites? Algo como "123456", "admin", "brasil2024" ou até "seunome123"?
Se a resposta for sim, você está correndo um risco enorme e não está sozinho nessa.
Segundo a NordPass, senhas como 123456 e senha continuam entre as mais utilizadas no mundo, sendo quebradas em menos de 1 segundo por ferramentas de força bruta. Em um mundo cada vez mais digital, suas senhas são a primeira linha de defesa contra invasões, fraudes e roubos de identidade.
Critérios para uma boa senha
Uma senha forte não precisa ser impossível de lembrar, ela só precisa ser difícil de prever. Abaixo segue alguns critérios básicos quando for criar sua senha:
- É recomendável que a senha possua um total de 12 caracteres;
- É importante ser composta por letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais como @, #, $, %, !, ?;
Jamais coloque na senha datas de nascimento, nomes de familiares ou pets, lugares, times de futebol ou combinações fáceis dos golpistos descobrirem.
Duas dicas práticas:
- Pense em uma frase pessoal e substitua partes com símbolos:
- Exemplo: Para a frase Adoro beber café, a senha seria Ad0r02B&b&r3C@f&
- Pegue um trecho de música que você goste ou um trecho de livro, vou pegar um versículo como exemplo:
"Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade?" 2 Coríntios 6:14
Neste caso, é possível criar uma senha utilizando a primeira letra de cada palavra, substituindo algumas letras por números ou simbolos, como por exemplo:
a pode ser substituído por @.
o pode ser substituído por 0.
e pode ser substituído por &.
s pode ser substituído por $.
Utilize sua imaginação para fazer as substituições, porém cuidado, não pode esquecer por qual caracter você substituiu a letra. A senha utilizando o versículo ficaria da seguinte forma:
N$p&jdcdP0qt&c@j&@m?
A senha ficou maior que 12 caracteres, foi utilizado letras, números e caracteres especiais.
Também é extremamente importante não utilizar a mesma senha em mais de uma conta, ou seja, jamais utilize a mesma senha para a conta de email e rede social.
Ferramentas seguras para armazenar senhas
Gerenciadores de senhas funcionam como um "cofre digital" seguro e criptografado, onde você armazena todas as suas senhas e só precisa lembrar de uma única senha mestra para acessar o resto. O intuito da ferramenta é armazenar suas senhas de forma segura, quando você precisar utilizar alguma senha, basta recuperá-la do gerenciador. Para utilização pessoal é recomendável o gerenciador Bitwarden ou LastPass.
A utilização de um desses gerenciadores geram facilidades e vantagens como geração de senhas fortes automaticamente, salvam e preenchem senhas com segurança, ajudam a evitar phishing e vazamentos, sincronizam entre celular e computador no caso do Bitwarden, para sincronizar em mais de um dispositivo o LastPass cobra uma assinatura mensal.
O Fábio Akita, especialista em tecnologia, disse em uma entrevista que para a senha ser boa, nem o dono pode lembrar dela, ele abordou a importância de se utilizar gerenciadores de senhas.
Se preferir não usar um gerenciador digital, é possível anotar suas senhas, mas com muito cuidado. Guarde o papel em local seguro e nunca leve com você.
Quando possível, ative a autenticação em dois fatores (2FA)
Mesmo com uma senha forte, o ideal é ativar o 2FA, uma segunda camada de segurança.
Funciona assim: além da senha, você precisa confirmar sua identidade por meio de um código enviado por SMS, e-mail ou gerado em um aplicativo autenticador. Exitem alguns autenticadores recomendados, como o Google Authenticator, Microsoft Authenticator e o Authy. Ative esse camada de proteção em contas como: Google / Gmail, Instagram, Facebook e WhatsApp, Nubank, PicPay, bancos e carteiras digitais.
A segurança digital começa com boas práticas simples, e usar senhas seguras é uma das mais importantes. Evite confiar apenas na sua memória ou na sorte. Ferramentas modernas estão aí para te ajudar.
Revise suas senhas hoje. Proteja seus dados. Proteja você mesmo.